Thursday 29 March 2018

Trocando opções agrícolas


Opções agrícolas comerciais
OPÇÕES DE COMÉRCIO AGRÍCOLA O QUE.
PRODUTORES AGRÍCOLAS NECESSITAMOS CONHECER.
Commodity Futures Trading Commission.
Divisão de Análise Econômica.
OPÇÕES DE COMÉRCIO AGRÍCOLA
O QUE OS PRODUTORES AGRÍCOLAS NECESSITAMOS CONHECER.
A Comissão de Negociação de Futuros de Mercadorias (CFTC) foi criada pelo Congresso em 1974 como uma agência independente com o mandato de regular os futuros de commodities e os mercados de opções nos Estados Unidos. A agência protege os participantes do mercado contra manipulações, práticas comerciais abusivas e fraudes. Através de supervisão e regulação efetivas, a CFTC permite que os mercados atendam melhor suas importantes funções na economia do país - fornecendo um mecanismo para a descoberta de preços e um meio de compensar o risco de preço.
Em junho de 1998, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC ou Comissão) iniciou um programa piloto de três anos para permitir a compra e venda de opções de comércio agrícola. Este folheto fornece uma visão geral das opções de comércio agrícola e as regras para comercialização. Não se destina a oferecer aconselhamento financeiro ou jurídico específico. Você pode obter informações adicionais de seu agente de extensão agrícola e várias associações agrícolas. Você também pode consultar seus próprios consultores financeiros ou legais antes de entrar em uma opção de comércio agrícola. As opções de comércio agrícola representam riscos financeiros. Você deve entender esse risco, como as opções de comércio agrícola operam e seus potenciais usos antes de entrar em uma opção de comércio agrícola.
Um glossário que define os termos técnicos está incluído no final deste panfleto. Os termos definidos no glossário aparecem em negrito em todo o folheto.
O que é uma opção de comércio agrícola?
Qual é o programa-piloto CFTC para opções de comércio agrícola?
Quais as commodities abrangidas pelas regras do programa piloto?
Como um produtor pode usar as opções de comércio agrícola?
O que uma opção comercial agrícola custa?
Quais são os riscos das opções de comércio agrícola?
Uma opção de comércio agrícola exige que o produtor entregue mercadorias?
O produtor pode rescindir o contrato de opção além do exercício (ou permitir que expire sem exercício)?
Como faço para comprar uma opção de comércio agrícola?
As opções de comércio agrícola são negociadas em uma troca?
Os ATOMS são necessários para cumprir os padrões mínimos para se registrarem no CFTC?
Quais os requisitos aplicáveis ​​ao contrato de opção de comércio agrícola?
Ser-me-á dada qualquer outra informação?
Como produtor, existem limitações nos tipos de opções de comércio agrícola em que posso entrar?
Existem limitações de tamanho limitando a quantidade de opções em que posso entrar?
O que acontece se eu tiver uma disputa com o ATOM?
Onde posso obter informações sobre se alguém está registrado como ATOM ou como agente de vendas de um ATOM?
Onde posso obter mais informações sobre o uso de opções de hedge?
Onde posso obter mais informações sobre as regras da CFTC sobre opções de comércio agrícola?
Glossário de termos.
Após muito estudo e consulta com interesses agrícolas, a Comissão adotou regras para permitir a oferta e venda de opções de comércio agrícola. As opções de comércio agrícola podem não ser oferecidas ou vendidas nos Estados Unidos sobre as commodities listadas abaixo, exceto em conformidade com estas regras. O programa piloto para opções de comércio agrícola é um período experimental de três anos e é modelado após o programa piloto anterior para a reintrodução de opções agrícolas trocadas. Após a conclusão dos três anos, a CFTC examinará se as regras devem ser tornadas permanentes.
Sim. Para serem registrados, os ATOMS são necessários para manter um patrimônio líquido de US $ 50.000, e os proprietários da ATOM e seus agentes de vendas não devem ter sido condenados por um crime ou ter cometido um tipo de violação semelhante. Além disso, os proprietários e agentes de vendas da ATOM devem ser treinados no uso desses instrumentos e nas regras que regem sua oferta.
Você só pode comprar uma opção. Você não pode vender ("curto", "escrever" ou "conceder") uma opção de comércio agrícola, a menos que a opção curta esteja em combinação com uma opção comercial comprada na mesma mercadoria. Algumas pessoas se referem a esta opção de combinação como uma opção de "vedação", "janela" ou "propagação". O valor da opção que você vende não pode ser superior ao valor que você compra.
Existem limitações de tamanho limitando a quantidade de opções em que posso entrar?
As regras da CFTC exigem que as opções de comércio agrícola sejam celebradas para fins relacionados aos negócios do comprador. Assim, geralmente, você não deve comprar opções cobrindo mais do que a quantidade de mercadoria que você espera produzir ou armazenar.
Se você acredita que o seu ATOM violou as regras da CFTC e, assim, causou uma perda na sua opção de comércio agrícola, e você não conseguiu resolver a disputa com a ATOM, você pode apresentar uma reclamação de reparação com a CFTC. Para obter mais informações sobre o programa de reparações da CFTC, ligue para o Escritório de Procedimentos da CFTC no (202) 418-5250 ou contate o site da CFTC em cftc. gov/cftc/cftccomplaints. htm. Além disso, o próprio contrato de opção de comércio agrícola pode prever arbitragem ou outras formas de resolução de litígios. Você também pode trazer sua disputa para tribunal.
Informações adicionais sobre o programa piloto da CFTC para opções de comércio agrícola podem ser obtidas contatando a Divisão de Análise Econômica da CFTC no (202) 418-5260.
Exercício O ato de eleger para vender ou comprar uma mercadoria ao preço de exercício indicado em um contrato de opção. Para opções de comércio agrícola, o exercício de uma opção deve resultar na entrega da mercadoria.
1 Como as definições dos termos incluídos neste glossário não estão prontamente disponíveis em referências padrão, este glossário destina-se a auxiliar os leitores na compreensão das palavras especializadas que são usadas neste folheto. Não contém todos os termos especializados que podem ser usados ​​em conexão com opções de comércio agrícola. Também não pretende indicar ou sugerir os pontos de vista da Comissão quanto ao significado ou significado legal de qualquer palavra ou termo.

Opções de Comércio Agrícola.
As opções de comércio agrícola são ferramentas para gerenciar a exposição ao risco de preço agrícola. Eles são chamados de "opções de comércio" porque, ao contrário das opções negociadas em bolsa, que são compradas e vendidas em um mercado de contratos designado, as opções de comércio agrícola são compradas e vendidas fora de troca diretamente entre os participantes do mercado comercial para fins comerciais.
Além da sua característica "off-the-counter", as opções de comércio agrícola são semelhantes em muitos aspectos às opções negociadas em troca. Eles permitem que o comprador compre ou venda uma mercadoria agrícola a um preço pré-especificado chamado de "preço de ataque" em ou antes de uma determinada data de expiração.
Uma opção de compra é referida como uma "garantia" e uma opção de venda é conhecida como "saída". O comprador de uma opção de comércio agrícola paga um "pré-termo" pelo direito (sem a obrigação) de comprar ou vender a mercadoria subjacente na greve preço e este prémio representa a perda máxima que pode ser incorrida pelo comprador da opção. Em troca desse prêmio, o vendedor da opção, ou "escritor", está exposto a perdas potencialmente ilimitadas.
Uma opção de comércio agrícola pode ser "exercida" pelo comprador, fazendo (no caso de uma colocação) ou levando (no caso de uma chamada) entrega da mercadoria subjacente ou por meio de um pagamento em dinheiro. Em geral, as opções só são exercidas quando são "no dinheiro", isso ocorre para uma chamada quando o preço de exercício está abaixo do preço atual do mercado e para uma colocação quando o preço de exercício está acima do preço atual do mercado. Para que o exercício seja rentável, o valor pelo qual uma opção é in-the-money deve exceder o prémio pago pela opção. Quando o preço de exercício de uma opção é igual ao preço atual do mercado, a opção é dito ser "em dinheiro". Quando um preço de operação da opção de chamada (colocar) está acima (abaixo) do preço de mercado atual, o A opção é dita ser "fora do dinheiro".
A Parte 32 dos regulamentos da CFTC, 17 CFR 32, regula a venda de opções de commodities no mercado de caixa. O Regulamento 32.4 da CFTC isenta, em grande medida, o controlo da Comissão - opções de comércio -, isto é, as opções de mercado de caixa contratadas por comerciais para fins comerciais. A isenção aplica-se a todas as mercadorias que não sejam as "commodities agrícolas" enumeradas 1. As opções nos produtos macios (café, açúcar e cacau), produtos lácteos e madeira seriam elegíveis para a isenção de opção comercial. A isenção de opção comercial aplica-se a todas as entidades comerciais, independentemente do tamanho.
As opções de comércio nos produtos agrícolas enumerados estão sujeitas a uma isenção separada ao abrigo do Regulamento 32.13 da CFTC. Sob esta isenção, as opções só podem ser oferecidas ou compradas através de um comerciante de opções de comércio agrícola registrado (ATOM), e só podem ser negociadas entre empresas comerciais para fins comerciais. No entanto, as empresas comerciais com um patrimônio líquido de US $ 10 milhões ou mais estão isentas dos regulamentos de opções de comércio agrícola e são tratadas essencialmente como se fossem sob a isenção de opções comerciais mais gerais.
Como se tornar um comerciante de opções de comércio agrícola.
Em junho de 1998, a CFTC iniciou um programa para permitir a compra e venda de opções de comércio agrícola nas commodities enumeradas. Em dezembro de 1999, a Comissão alterou o programa para agilizar o processo de registro e proporcionar maior flexibilidade no projeto de contrato de opções, permitindo a liquidação em dinheiro de contratos.
Uma entidade que planeja oferecer ou vender opções de comércio agrícola como parte de seu negócio agrícola, pode fazê-lo somente de acordo com as regras do programa. Antes de oferecer ou vender contratos de opção de comércio agrícola, uma entidade é obrigada a se registrar como comerciante de opções de comércio agrícola (ATOM).
A estrutura regulatória das opções de comércio agrícola é encontrada na Parte 3 e na Parte 32 dos regulamentos da CFTC e envolve quatro áreas:
registro de ATOMs, requisitos financeiros, condições de contratos e sobre sua oferta e venda e requisitos de divulgação e relatórios.
Uma entidade só é elegível para solicitar, oferecer ou vender opções de comércio agrícola se operar em mercados agrícolas comerciais e se tiver registrado na Comissão como ATOM. Além disso, seus representantes de vendas e seus supervisores, bem como seus diretores, devem se registrar como pessoas associadas (APs).
Para solicitar o cadastro como ATOM, uma entidade deve entrar em contato com a National Futures Association (NFA), que processa os registros em nome da CFTC. Os formulários de inscrição para ATOMs, seus diretores e seus APs estão disponíveis por telefone a partir da NFA em 800-621-3570. Os formulários de inscrição completos devem ser devolvidos à NFA, Escritório do Secretário, P. O. Caixa 98383, Chicago, IL 60693-0001. Para obter mais informações, ou para baixar um formulário de inscrição, você pode ir ao site da NFA.
O registro dura por tempo indeterminado.
Os candidatos para registro ATOM devem manter um valor líquido de $ 50,000 em todos os momentos. O pedido de inscrição deve incluir a demonstração financeira anual mais recente da ATOM auditada por um contador público certificado (CPA) durante os 12 meses anteriores.
Existe uma série de motivos que desqualificam ATOMs, seus diretores ou seus APs se matriculando. Por exemplo, um potencial registrante não deve ter tido um registro prévio revogado ou foi condenado ou encarregado de violar as leis conforme especificado nas regras do programa. Os APs podem não ter tido um registro prévio revogado ou condenado por violar leis relacionadas a futuros ou negociação de valores mobiliários, desfalque, roubo, fraude ou tipos similares de irregularidades.
Todos os contratos de opção de comércio agrícola devem ser por escrito ou, se verbal, devem ser confirmados por escrito. Se uma entidade decidir oferecer ou vender uma opção de comércio agrícola, deve fornecer ao seu cliente uma cópia assinada do contrato escrito. A confirmação do contrato da opção deve incluir todos os termos e condições do contrato.
Antes de entrar em uma opção de comércio agrícola, a CFTC exige que uma ATOM divulgue a informação do cliente sobre os riscos gerais das opções de comércio agrícola. As divulgações podem ser impressas ou eletrônicas.
Um ATOM também deve fornecer aos seus clientes:
uma confirmação por escrito de cada contrato de opção de comércio agrícola; informações que o cliente solicita sobre os preços das commodities, ou as posições ou fundos do cliente; e observe que uma opção expirará no próximo mês.
Além do requisito de manter pelo menos US $ 50.000 no patrimônio líquido, um ATOM também deve separar os fundos que seu cliente paga na frente (o prêmio da opção), em uma conta bancária separada. No entanto, pode usar os fundos do cliente para proteger ou cobrir a opção comercial com uma opção negociada em bolsa em uma bolsa de futuros designada. Além disso, o ATOM deve ter uma política escrita que rege os controles internos de supervisão e controle, bem como uma auditoria financeira anual.
Um ATOM deve manter livros e registros completos e completos por cinco anos, e durante os dois primeiros anos, eles devem ser facilmente acessíveis para inspeção.
Os ATOM também são obrigados a informar anualmente a Comissão sobre o volume, os juros abertos e o montante total das commodities subjacentes às opções que vendem.
Se surgir uma disputa em relação aos termos de um contrato de opção e um ATOM e seu cliente não puderem resolvê-lo, o cliente poderá apresentar um pedido de reparação junto do CFTC. Para arquivar tal reivindicação, o cliente deve mostrar que uma ou mais das disposições do Commodity Exchange Act ou as regras da CFTC foram violadas, fazendo com que o cliente sofra uma perda na opção de comércio agrícola. O ATOM e seu cliente também podem concordar com qualquer outro foro de resolução de conflitos fornecido no contrato, como a arbitragem, e qualquer das partes também pode levar a disputa ao tribunal. No entanto, o contrato de ATOM não pode impor um requisito obrigatório de arbitragem pré-disputa em um cliente. Uma disputa decorrente exclusivamente de uma transação no mercado de caixa não seria elegível para o programa de reparações da CFTC.
O Glossário CFTC fornece definições de termos técnicos usados ​​aqui.
1 As mercadorias enumeradas estão listadas na Seção 1a (4) do Commodity Exchange Act, 7 USC 1a (4) e CFTC Regulation 32.2. Incluem trigo, algodão, arroz, milho, aveia, cevada, centeio, sementes de linhaça, sorgo de grãos, alimentos para moinhos, manteiga, ovos, solanum tuberosum (batatas irlandesas), lã, lã, gorduras e óleos (incluindo banha de porco, sebo, semente de algodão óleo, óleo de amendoim, óleo de soja e todas as outras gorduras e óleos), farelo de algodão, sementes de algodão, amendoim, soja, farelo de soja, pecuária, produtos pecuários e suco de laranja concentrado congelado.

Negociação e cobertura com futuros e opções agrícolas.
James B. Bittman.
Descrição.
O guia Premier de hoje para entender as opções agrícolas e torná-las uma parte fundamental da sua estratégia de negociação e gerenciamento de riscos.
Baseando-se em técnicas e exemplos de nozes e parafusos em oposição aos modelos e teorias matemáticos favorecidos por outros manuais comerciais de opções, este livro prático e prático aborda muitos tópicos, incluindo:
Como hedgers e comerciantes podem usar opções efetivamente com expectativas realistas Métodos para entender o comportamento dos preços, incluindo os "Gregos" (delta, gamma, vega e theta) A importância da volatilidade e formas pouco conhecidas de fazê-lo funcionar em sua vantagem.
Para produtores e processadores, futuros e opções agrícolas são componentes necessários para controlar custos e riscos de cobertura. Para os comerciantes, eles são veículos comprovados para obter ganhos excepcionais ajustados ao risco. Seja qual for o lado do corredor em que você estiver, o Trading and Hedging with Agricultural Futures and Options irá fornecer-lhe as respostas que você precisa para usar efetivamente essas ferramentas versáteis e torná-las parte integrante do seu negócio.
Sobre o autor.
Permissões.
Solicite permissão para reutilizar o conteúdo deste site.

A Sebi permite a troca de opções em commodities.
Últimas notícias & raquo;
Mumbai: o regulador de mercados de capitais da Bolsa de Valores e Câmbio da Índia (Sebi) na quarta-feira permitiu que as bolsas de derivativos de commodities lançassem contratos de opções para negociação com o objetivo de aumentar a liquidez e atrair mais investidores para o mercado de commodities.
A Sebi disse que as opções de commodities facilitarão a cobertura dos participantes do mercado e ajudarão a aprofundar o mercado de derivativos de commodities.
As trocas foram autorizadas a negociar opções após uma recomendação do Comitê Consultivo de Derivativos de Produtos (CDAC), disse Sebi em uma circular.
A Mint relatou na terça-feira que a Sebi provavelmente permitiria a negociação de opções com base em commodities subjacentes nas bolsas.
Atualmente, apenas contratos de futuros baseados em commodities individuais são negociados em bolsas de commodities.
Todas as trocas precisarão da aprovação prévia da Sebi para o lançamento de negociação de opções pelo qual normas detalhadas serão divulgadas posteriormente, de acordo com a circular. A mudança ocorre exatamente um ano depois que o antigo regulador dos mercados de commodities, a Comissão dos Mercados Diretos, foi fundido com a Sebi.
Atualmente, a Bolsa Nacional de Mercadorias e Derivados (NCDEX) e Multi Commodity Exchange of India (MCX) são as duas principais bolsas nacionais de commodities. NCDEX, que é dominado por MCX rival maior, tem cerca de 10,61% do volume de negócios mensal médio.
A Mint informou em julho que as commodities agrícolas obtiveram 98,6% do volume de negócios da NCDEX, enquanto o lingotamento traz 1,4%. A troca agora quer mais do mercado de metais e o lançamento de opções ajudará a melhorar os volumes. A decisão da Sebi vai ajudar a expandir a cesta do produto e torná-la atrativa para novos participantes, disse a NCDEX em uma nota. & ldquo; Será um trocador de jogo para os agricultores, & rdquo; O diretor-geral e executivo-chefe da NCDEX, Samir Shah, disse.
& ldquo; It (opções) os ajudaria a vender seus produtos no mercado de derivativos e, assim, obter o benefício da proteção de preços caso o preço caia abaixo do custo de produção e também obtenha o benefício de qualquer aumento no preço. As opções também são um instrumento de hedge muito melhor em comparação com futuros para hedgers, & rdquo; Shah disse, acrescentando que as orientações detalhadas de Sebi estão aguardadas.
No final de junho, o volume de negócios agregado em commodities agrícolas em todas as três bolsas nacionais, MCX, NCDEX e NMCE & mdash, situava-se em Rs77,696 crore, enquanto o das commodities não agrícolas era de Rs 5,73 trilhões. O volume de negócios das bolsas de commodities foi de R $ 67 trilhões em 2018-16, um aumento de 9% em relação ao fiscal anterior. Os analistas dizem que as trocas de commodities analisariam as opções de lançamento na maioria dos produtos líquidos, como o ouro e o petróleo bruto, e gradualmente olham para outras commodities à medida que a participação no mercado se aprofunda.
Kishore Narne, diretor associado e chefe de negócios de commodities e moedas da Motilal Oswal Financial Services Ltd, disse que o desenvolvimento é positivo, embora um pouco atrasado do que era amplamente esperado. & ldquo; Opções de negociação irá aumentar a profundidade do mercado, permitindo uma maior participação. Isso ajudará os investidores de varejo a se envolverem em negociações de baixo risco com opções. Oferecerá benefícios de cobertura para os órgãos sociais, reduzindo assim os custos. Certamente, os corpos corporativos & rsquo; a participação se multiplicará. Isso também irá beneficiar trocas de commodities com maiores volumes, & rdquo; disse Narne.
O diretor-gerente e CEO da MCX, Mrugank Paranjape, disse que a negociação de opções transformará os mercados indianos de derivativos de commodities, tanto em termos de produtos como de participantes.
& ldquo; Ele também irá complementar os contratos de futuros existentes e tornaria os derivados indianos indianos mais vibrantes e eficientes. Fornecerá desenvolvimento inclusivo do mercado e incentivará hedge econômico para participantes como agricultores e PMEs, & rdquo; Paranjape disse.

Comércio e cobertura com Futuros e opções agrícolas por James B. Bittman.
Por James B. Bittman.
Guia ideal do hoje para conhecer as técnicas agrícolas e torná-las uma chave de sua abordagem de compra e venda e administração de riscos.
Futuros agrícolas e recomendações simbolizam uma importante área de interesse em técnicas de última geração de compras e vendas internacionais. compra e venda e Hedging with Agricultural Futures e sugestões examina detalhadamente os importantes instrumentos de compra e venda, e fornece idéias e métodos transparentes e confirmados para hedgers e investidores para atingir suas ambições, minimizando o risco.
Baseando-se em opções e exemplos de nozes e parafusos, em vez dos tipos matemáticos e do pensamento preferido através de diferentes manuais comerciais de opções, esse útil e útil ebook aborda muitos problemas, incluindo:
Como os hedgers e os investidores podem usar idéias com sucesso com expectativas razoáveis. Métodos para apreciar o hábito de despesa junto com os "Gregos" (delta, gamma, vega e theta). O valor da volatilidade e pouco conhecido como você pode fazer pinturas em sua vantagem.
Para os fabricantes e processadores, futuros e recomendações agrícolas são peças úteis para controlar despesas e riscos de hedging. Para os investidores, eles são automóveis confirmados para ganhos ganhos sem precedentes ajustados ao risco. Seja qual for o aspecto do corredor em que você está, comprando e vendendo, e Hedging with Agricultural Futures and strategies, você oferece soluções que você deseja usar com sucesso esses instrumentos flexíveis e faz com que eles sejam um componente essencial do seu negócio.
Leia on-line ou baixe negociação e cobertura com Futuros agrícolas e opções PDF.
Melhores livros de introdução.
Prospecção, o método de contato com os indivíduos adequados com a crença de mudá-los para os clientes, é um trabalho significativamente muito importante dentro do método das receitas. porque o declínio da indústria de inventário em 2000, os profissionais monetários - muitos pela primeira vez - estão descobrindo que devem prospectar os clientes. O especialista em escritórios e provedores monetários, Scott Kimball, defende que os representantes reduzem seu e-book, ou base de patrocínio, de forma dramática e mantêm sua estratégia de prospecção proprietária.
Cada aluno em engenharia ou em diferentes campos das tecnologias que passou por seu currículo entende que o remédio das dificuldades da orelha não-americana foi mantido longe de forma minuciosa ou restrita a classes importantes, o lugar oferece muitas ferramentas ad hoc. Os conhecidos pensam que nenhuma tática de resolução sem problemas para dificuldades não-lineares pode ser encontrada prevalece mesmo neste dia em círculos de engenharia.
Cada pequena coisa que você deseja obter um aperto no internacional avançado de derivativos Escrito através do mundo reverenciado escritor especialista em finanças e finanças de Sebastien Bossu e Philipe Henrotte, Um advento da justiça Derivados é totalmente atualizado e melhorado versão do momento das finanças e derivativos preferenciais.
Recursos adicionais para negociação e cobertura com futuros e opções agrícolas.
A margem de manutenção geralmente é inferior à margem inicial. Ao receber uma chamada de margem, um comerciante pode depositar fundos ou valores mobiliários adicionais ou fechar o cargo. Marcar para o mercado Um processo que garante que os compradores e vendedores de contratos de futuros estão em conformidade com os requisitos de margem mínima estabelecidos pela bolsa é conhecido como marcação ao mercado. Por este processo, os saldos das contas de margem do comprador e do vendedor são ajustados diariamente para refletir mudanças no preço do contrato de futuros.
Passo 4 Calcule o lucro ou prejuízo. Para uma opção que é comprada, calcule o lucro ou prejuízo subtraindo o preço de compra da opção do seu valor no vencimento conforme determinado na etapa 3. 12). 12). Para uma opção vendida, o resultado é calculado subtraindo o valor no vencimento do preço de venda. 80 no vencimento tem um valor de zero e renderá um lucro de 8 °. 68, mostrará uma perda de 3s. Passo 5 Gráfico do lucro ou prejuízo. Coloque um ponto na grade acima (se um lucro) ou abaixo (se uma perda) o preço de futuros selecionado em um ponto mesmo com o lucro ou perda calculado na etapa 4.
Margem de manutenção 29. Futuros curtos 58 Capítulo Dois Diagramas de Estratégias Básicas de Negociação Um requisito para entender e usar futuros e opções com sucesso é a capacidade de desenhar diagramas de lucros e perdas. Embora muitos leitores já tenham visto os gráficos explicados neste capítulo, há uma diferença entre vê-los e realmente compreendê-los. Se você não tem certeza de sua capacidade de desenhar esses diagramas, você deve tomar o tempo para estudar este capítulo. Quem pode desenhar diagramas de perda e perda de vencimento está bem no caminho para entender futuros e opções.

No comments:

Post a Comment